INTRODUÇÃO HISTÓRICA:

A Pessoa e a obra do Espírito Santo têm sido esquecidas no meio evangélico, e o mais engraçado é que nos últimos 100 anos, mesmo com a explosão das igrejas carismáticas (palavra grega charis, que é a transliteração da palavra grega para “graça”, e mata, a palavra grega que significa “dons”. Charismata, então, significa “dons da graça”) onde em tese passou-se a falar mais sobre a 3ª Pessoa da trindade, a Igreja de Cristo parece não compreende-lo de fato. Os discursos sobre Ele geralmente são pouco elaborados e muito místico, no sentido ruim da palavra.

Essa falta de conhecimento sobre o Espírito Santo não é uma exclusividade dos nossos dias, no século IV e V sua pessoa e obra também foi alvo de discórdias entre os crentes.

Por volta de 340, onde ainda existia muitas disputas teológicas na comunidade cristã acerca do Arianismo (heresia antitrinitariana que negava a consubstancialidade de Jesus e Deus Pai), mesmo essa heresia tendo sido combatida e descartada no 1º Concilio de Nicéia em 325, o Patriarca de Constantinopla na época, chamado Macedônio I, passou a ensinar que o Espírito Santo era uma criação do Filho e um servo do Pai e do Filho. Essa heresia ganhou o nome do seu autor, e seus adeptos foram chamados de macedonianos. Esse ensinamento foi crescendo e ganhando adeptos, até que viu se a necessidade de tratar o assunto e abolir esse pensamento, vários concílios locais foram feitos, mas de nada adiantou, até que se viu a necessidade de convocar um Concílio Ecumênico e desfazer esse engano sobre o Espírito Santo, chegamos ao 1º Concílio de Constantinopla no ano de 381 que afirmou e definiu o Credo niceno-constantinopolitano:

Cremos em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial ao Pai, por quem, foram feitas todas as coisas.

O qual por nós homens e para a nossa salvação, desceu dos céus: se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos e padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está assentado à direita do Pai.

Ele virá novamente, em glória, para julgar os vivos e os mortos;

e o Seu reino não terá fim.

E no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.

E na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos; e a vida do mundo vindouro. Amém.

É necessário que conheçamos a Pessoa e a obra do Espírito Santo para não incorrer nos mesmos erros dos nossos irmãos do passado e nem dos nossos irmãos de hoje.

Passaremos a conhece melhor agora Ele, que é o Agente da Salvação!

TEXTO PARA LEITURA: CFW 2.3.

OS NOMES E AS RELAÇÕES DA 3º PESSOA:

– Mt 3.16: Espírito de Deus. Ele é um espírito e é Divino.

– Sl 51.11: Santo Espírito. Ele é Santo.

– Gl 4.6: Espírito do Filho. Espírito relacionado a Deus filho.

– 2 Co 3.17-18: Espírito do Senhor, o Senhor que é Espírito. O Espírito é Deus, o Senhor.

– Jo 14.25-26 e 15.26: Consolador (ajudador, conselheiro. Ele vem no lugar de Cristo para confortar e ajudar ao seu povo) Espírito da verdade (Ele é o comunicador da verdade).

O Espírito Santo procede igualmente do Pai e do Filho: Jo 14:26 e 15:26 e é igual ao Pai e ao Filho em substância, poder e Glória: 2 Co 13.13 (Bênção Apostólica).

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO:

– Na criação: Gn 1.2 e 1.26-27

– Nas Obras da Providencia:

  Distribuindo dons e talentos: Ex 31.2-4

  Preservando e sustentando a Vida: Sl 104.30

  Alterações Providenciais: Zc 4.6-7

  Preservando a vida moral: Hb 6.4-6

– Inspirando os homens que escreveram a bíblia: 2Pd 1.21

– Ele é o autor e o melhor interprete! Ele é quem ilumina para o entendimento das Escrituras. Efésios 1.17-18.

Em 1 Co 2 10-13 vemos o Espírito Santo como quem Revela, Ilumina e Inspira o crente em relação ao Evangelho de Cristo.

– Na obra de Cristo:

  Preparando a natureza humana de Cristo: Lc 1.35

  Ungindo-o para o ministério: Mt 3.16-17

  Poder para operar milagres: Mt 12.28

  Capacitou Cristo a oferecer-se como sacrifício perfeito: Hb 9.14

  Ressuscitou Jesus dos mortos: Rm 8.11

  O Espírito foi dado por Cristo à Igreja: Jo 7.38-39

– O Espírito Santo também é o agente primário em nossa Conversão Jo 3.3-7, Santificação Rm 8.13, e Preservação Ef 1,13-14 e Ef 3.16-19.

– O Espírito Santo habita em cada crente, Cristo habita em nós por seu Espírito: Romanos 8.9-10 Citar o caso da santa ceita de Calvino.

Os efeitos dessa habitação do Espírito estão em Rm 8.1-14.

Só vivemos a vida cristã pelo poder do Espírito Santo.

Outra função do Espírito é conceder dons à Igreja, alguns sendo extraordinários para o período que ainda estava sendo composto o cânone do novo testamento, outros ordinários que permanecem até hoje. Lista dos Dons: 1 Co 12.8-10 e Rm 12.6-8. E esses dons tem dois propósitos, primariamente confirmar a mensagem apostólica Hb 2.1-4 e comunhão e harmonia do corpo de Cristo 1 Co 12.12.

Concluímos dizendo que o Espírito Santo esteve e está presente em toda obra que Deus executou no passado e ainda está para executar. Muito mais que uma força, um sentimento, uma experiência, o Espírito Santo é uma pessoa da Deidade com a mesma substância, poder e Glória.

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